Trabalhando com Publicidade
O ramo publicitário tem várias atuações em muitas empresas, agências. Mas muitos alunos de publicidade nāo sabem onde vāo atuar dentro de uma agência. Conheça um pouco mais sobre as áreas de trabalho.
O ramo publicitário tem várias atuações em muitas empresas, agências. Mas muitos alunos de publicidade nāo sabem onde vāo atuar dentro de uma agência. Conheça um pouco mais sobre as áreas de trabalho.
Direção de Arte
A área de arte transforma as ideias em
propaganda, é a etapa da campanha que mais exige dos profissionais criatividade
e imaginação, pois lá surgem as imagens, sons, design gráfico, e elementos que atraem ao
público. O Diretor de arte é um visionário, ele é o profissional capaz de entender o interesse do cliente e a ideia da agência, encontrar o ponto intermediário e o transformar em realidade; ele é basicamente aquele que compreende e torna o briefing possível, por isso, é ideal que saiba um mínimo de todas as áreas que envolvem o projeto em questão para que possa maximizar sua compreensão da ideia, a qualidade do projeto final e principalmente a satisfação do cliente. Devido a esse aspecto, o Diretor de Arte é um profissional muito versátil, que cresce a cada trabalho. É esperado dele que também possua conhecimento da área técnica de produção, estando também atualizado com respeito às novas tecnologias da área, para assim, poder coordenar seus subordinados, manejar os equipamentos e conhecer suas possibilidades e seus limites dentro da área, tendo em mente que mesmo assim, seu objetivo sempre será ir além das suas possibilidades e limitações.
Assessoria de Comunicação
Responsável pela divulgação da imagem, da missão e das ações e dos objetivos estratégicos, ela que estabelece a ligação entre uma entidade e o público e é ela que se responsabiliza pela administração de informação. A assessoria se divide em três áreas de atuação:
- Jornalismo e atendimento à imprensa: Trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público ou no caso a agencia e a imprensa. Os profissionais que desempenham essa função normalmente são formados em jornalismo ou relações publicas, o que geralmente os capacita a lidar com os pontos a serem tratados quando se faz pontes entre essas áreas.
- Relações públicas: Essa área se dedica a tratar das relações com o público alvo, para assim manter o bom entendimento entre ambas as partes para estabilizar ou melhorar a imagem da instituição perante a opinião pública.
- Publicidade: Divulga produtos, ideias e serviços de forma dinâmica e favorável.
- Jornalismo e atendimento à imprensa: Trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público ou no caso a agencia e a imprensa. Os profissionais que desempenham essa função normalmente são formados em jornalismo ou relações publicas, o que geralmente os capacita a lidar com os pontos a serem tratados quando se faz pontes entre essas áreas.
- Relações públicas: Essa área se dedica a tratar das relações com o público alvo, para assim manter o bom entendimento entre ambas as partes para estabilizar ou melhorar a imagem da instituição perante a opinião pública.
- Publicidade: Divulga produtos, ideias e serviços de forma dinâmica e favorável.
Redação
A parte textual é responsabilidade do redator. Slogans, roteiros, títulos, textos, fazem parte da tarefa deste setor. Os profissionais dessa área possuem vasto conhecimento linguístico e por isso são capazes de escrever de forma criativa, envolvente ou até científica, variando-se a situação. É uma área de extrema
importância, pois todas as citações oficiais da agência passarão pela mãe do redator, podento gerar polêmicas, escândalos públicos e até processos dependendo da forma que se coloca a mesma informação, por isso exige um cuidado imenso dos profissionais com a
produção dos textos. Entre esses textos, há sempre algo em comum: o objetivo de sempre vender ou melhorar a imagem de uma instituição.
Pesquisa
Influencia diretamente muitas das decisões que são tomadas para a execução da campanha. Essa área se encarrega de verificar a imagem de um produto, os gostos e vontades do público, entre diversas outras informações. Não existe nenhuma empresa capaz de perdurar sem um setor competente de pesquisa, quanto mais uma agência, pois uma pesquisa bem feita expõe suas forças e as fraquezas, assim como pode servir para analisar a concorrência para neutralizá-la e como pode servir para traçar o caminho para o crescimento se bem utilizada. Compreender o público alvo e a sociedade em contexto são a fórmula para uma agência de sucesso, e é por isso que a responsabilidade do profissional da encarregado das pesquisas talvez seja o mais fundamental na construção do alicerce da agência.
RTVC
Sigla usada para rádio,
televisão e cinema. Este setor cuida da produção da peça publicitária para as
mídias audiovisuais. Produção, edição e gravação são suas principais responsabilidades, por isso é uma das áreas mais versáteis envolvidas na comunicação. As três áreas que se encontram sob o guarda chuva de RTVC na realidade são três áreas de atuação de um mesmo profissional. O Profissional desse setor domina toda a parte de edição, captação e reprodução de áudio e vídeo juntamente com toda a aparelhagem envolvida, incluindo-se softwares, câmeras, microfones e aparatos relativamente comuns associados aos demais. No entanto, é talvez a área que mais cresce e que possui mais áreas de atuação dentro de sí mesma, e apesar de o radialista ter algum conhecimento geral sobre a área é impossível para um ser humano ter domínio absoluto sobre todas as ramificações desse trabalho, por isso, esses profissionais escolhem a área que mais se identificam e se especializam nela, para assim se juntarem com especialistas de outras áreas completando uma equipe sólida. RTVC é uma área certamente única, pois possibilita proporcionalmente trabalho em equipe e trabalho particular, envolvendo diversos colaboradores trabalhando em partes diferentes de um projeto maior.
Em contraste com RTVC, o
setor de produção fica responsável pela materialização das peças gráficas. É a produção que vai atrás do equipamento, monta o set de gravação, cuida da maquiagem, aluga locais, arranja permissões e consegue o figurino. Não é uma área particularmente dificil, mas é completamente desafiadora. A produção tem um trabalho muito extenso que não se limita a um local, uma situação ou a um tempo, em grande parte das situações, o profissional pode perder sono, leva trabalho pra casa e é sempre visto com um telefone na mão, mas é igualmente recompensadora, visto que sem a produção, uma gravação, por exemplo, seria impossível. Após sair da agência, a produção também acompanha o material a
ser produzido.
Tráfego
É o setor que cuida da organização da
campanha, definindo o fluxo do trabalho e fazendo a ligação entre os diversos
outros setores, é facilmente resumida como o cérebro da agência, pois coordena todos os aspectos do trabalho.
Outros
Um publicitário pode também trabalhar em diversas outras áreas que nem mesmo se relacionam com publicidade, visto que a visão de sociedade de um publicitário em geral é muito superior à de qualquer outro profissional, mas aqui se segue uma lista de outras áreas de atuação designadas primariamente para publicitários:
• Produtoras de vídeo, cinema e outras;
• Produtoras Gráficas;
• Consultorias de Comunicação;
• Empresas de promoção;
• Departamentos de marketing: empresarial,
turístico, político, cultural, outros;
• Campo das novas tecnologias de comunicação
de conteúdo e pesquisa online.