Publicidade X Propaganda

   

Explicar o que e publicidade, em geral, é bem complicado. Poucos conseguem fazê-lo, e os que conseguem, não são compreendidos tão facilmente. Publicidade é o ato de espalhar uma mensagem, com foco em vender algo, na publicidade, raramente, se vende uma ideia, isso é trabalho da propaganda. Desde o século XIX até a atualidade, filósofos, antropólogos e estudiosos da área tentam definir o que seria publicidade na sua forma mais aberta. Publicidade é quando queremos vender alguma coisa, não é só sair por aí anunciando, gritando ou batendo de porta em porta que resolve. Para vender, tem que se pensar. Pensar em quem vai comprar, onde vai vender, por quanto vai vender e principalmente, se a sociedade atual está pronta para este ou aquele tipo de produto.
A publicidade se divide em duas grandes áreas. Sendo elas a Publicidade Comparativa e a Publicidade Legal. A Publicidade Comparativa é aquela que veicula na TV e no Rádio, é aquela que pega exemplos incomuns e faz com que nós, consumidores, façamos analogias das mais diversas, sendo que, quando ligamos uma propaganda, aquilo que vemos ou ouvimos, à nossa realidade, torna-se muito mais provável a aquisição de tal produto ou serviço. Na Publicidade Legal, como o nome sugere, está envolvido todo e qualquer conteúdo que tiver algum tipos de ligação com a parte jurídica do país. Geralmente entra em cena em jornais de grande circulação, atas, editais e claro, informações de cunho fiscal, jurídico ou contábil. Essa segunda área - da Publicidade Legal, não é veiculada em televisão ou em outdoor e afins, pois como se trata de informações, geralmente, nacionais, é preferível que se veicule em jornais.




       
Já a propaganda é o oposto completamente da Publicidade. Na Propaganda não existe anúncios que visam vender um produto ou serviço. A Propaganda se consiste na divulgação de doutrinas, opiniões e novos modos de pensar. Por exemplo: Se o Governo do Estado X quer conscientizar a população da importância da economia de água, ele usará uma Propaganda para tal feito. A Propaganda, se divide em três grandes técnicas: a Propaganda Comparada, a Propaganda Política e a Propaganda Subliminar:

-Propaganda Comparada: Usa-se a técnica de persuasão; com isso ela tenta mostrar o quanto esta ou aquela marca é melhor comparando-a com outra do mesmo nível.

-Propaganda Política: Utiliza-se uma comunicação persuasiva com fins ideológicos e tem, sempre, como objetivo a conquista e/ao a conservação do poder. Os famosos horários políticos, visam isso descaradamente. Um partido luta com seus argumentos para ganhar ou continuar no poder e não mede esforços para tal feito; mesmo que ele, o partido, tenha que falar mal do oponente na cara dura, ele o faz, pois a Propaganda Política serve para isso: Poder.

-Propaganda Subliminar: É proibida por lei no Brasil, visa a transmissão de mensagens que só são percebidas pelo inconsciente do público. Logo, se fosse permitido o seu uso, ficaria muito mais fácil colocar na mente das pessoas novas ideias e novos conceitos.


Algumas propagandas famosas


         Na junção desses dois conceitos - Publicidade e Propaganda - não pode-se deixar de citar exemplos, pois, na teoria tudo é lindo, mas quando se trata da realidade tudo fica mais complexo. Bem, vamos ao Exemplo:
Uma campanha "beba leite", é uma propaganda, pois está influenciando o cidadão a tomar alguma atitude; possivelmente criando um  novo hábito. No momento que se diz "Beba leite X", o processo de venda já se transformou em publicidade do produto, pois está influenciando o público a consumir produto X.
Ok, esse exemplo foi muito bom, mas não é o que vemos diariamente circulando nas mídias sociais. Vejamos agora um exemplo de campanha, para conscientizar a população a usar preservativos, que o Ministério da Saúde fez pro Carnaval 2014:



Propaganda do Ministério da Saúde - 2014




Perspicaz, não? Pois é. Mas claro que as marcas de preservativos também fizeram suas campanhas para o Carnaval 2014. A camapanha a seguir é da Olla, famosa marca de preservativos que vira-e-mexe faz campanhas veiculadas em grandes emissoras televisivas, jornais e revistas de alta circulação, além de rádios e pela internet:


Campanha Publicitária Olla - 2014

Essa foi uma campanha publicitária, percebe-se rapidamente ao olhar que marca está sendo apresentada. Diferente da Propaganda, que o Ministério da Saúde fez, que foi para conscientizar a população a usar o preservativo, a marca Olla fez para a promoção e venda do seu produto. Logo podemos perceber que, mesmo sendo o mesmo produto, olhando por prismas diferentes, de um lado é uma Propaganda que visa unicamente a saúde pública, e do outro lado é a Publicidade, que visa principalmente a venda do produto que carrega a marca.

Clique Aqui Para saber um pouco sobre o Dia a Dia de um Publicitário