Você
tem uma tia? Daquelas que toda a família gosta? Pois bem, pense nessa tia.
Agora pense na casa dessa tia. Aposto que você e todo mundo adora passar os
fins de semana e o réveillon lá né? Uma agência de publicidade funciona mais ou
menos como a casa dessa tia. Como? Bem, vou explicar.
É na cozinha que toda a comida é
feita, certo? Para ter bastante comida, com bastante variedade, é preciso ficar
muito tempo na cozinha pensando e fazendo a comida. Se você já cozinhou alguma
vez na sua vida, sabe como difícil é preparar um almoço variado pra bastante gente e não esquecer nada, pra isso precisa-se de organização, e claro,
planejamento. Por isso na casa dessa tia cada pessoa que vem pro jantar de fim de ano tem sua função: Tem quem arrume a mesa, tem quem compre a comida, tem quem cozinhe e tem quem traga a champagne da superbom. Se alguém não faz a sua parte, a torta de palmito pode ficar sem prato, sem gosto ou na pior das hipóteses, sem palmito.
Na
Agência existe um setor de Planejamento. Tem este nome porque toda campanha
publicitária começa aí. Eles que falam o que será feito. Eles que “compram as
coisas para se fazer a torta”. É um trabalho de muita responsabilidade, pegam o Brief do cliente e analisam folha
por folha, reduzem ou aumentam o que for preciso, e claro, dão
algumas ideias iniciais de comerciais que poderiam ser feitos, não
completamente, mas dão aquele cheirinho de bolo assando, que obviamente, todos
querem saber se no fim do cheiro teremos um bolo gostoso. Eles colocam as
ideias iniciais no papel e enviam, agora chamando-o de Briefing Criativo, para
o pessoal da Criação.
Já na Criação o pessoal é
descolado. Que, na cozinha, usa um avental escrito “Não me faça envenenar sua comida!”. Pois bem, usando a nossa primeira analogia, o setor de Criação é como se
fosse a pessoa responsável por fazer a comida. Ele vai pegar a lista, agora
corrigida, ler ela inteira, focar na parte das pessoas que irão comer ou então
assistir aos comerciais, focando na parte que o Planejamento já fez (aquelas
ideias iniciais, cruas). A Criação então, pega essas ideias e as transformam em
um prato delicioso e colorido, usando toda a criatividade do mundo para tal
feito. O comercial que assistimos diariamente na televisão, ou quando ouvimos
na rádio, lemos em jornais e revistas etc., é o pessoal da Criação que
desenvolveu a arte. Mas existe mais setores que veremos à seguir.
Existe a Mídia. Na cozinha,
seria como se o pessoal da Mídia escolhesse os pratos, copos e talheres que a
família irá usar durante o jantar. Se tiver sopa, não faz sentido algum colocar
um prato raso com garfo à mesa certo? Então a mídia escolhe o canal adequado
para a mensagem ser transmitida para as pessoas certas e da maneira correta. Um
exemplo claro disso é quando vai anunciar para o público jovem/universitário, e
coloca um VT Comercial para veicular as 7:00hs da manhã. É óbvio que o retorno será mínimo, porque
está anunciando na hora errada. Pode até ser o veículo certo, mas a hora não
convém. Esse horário os universitários ou estão dormindo, ou estão estudando. São poucos os que assistiriam a esse VT.
O Atendimento é a tia. Ela
recebe as pessoas e se alguém não à procurar para o jantar, ela vai atrás
desse parente perdido. Quando as pessoas chegam na casa dela são sempre
muito bem recebidas: a tia pergunta o que o convidado gostaria de comer ou beber, ela pergunta o
que pode fazer para ajudar, e oferece uma xícara de chá. Pois bem, numa agência, o atendimento é quase isso, quando o cliente procura a agência, o atendimento é quem recebe o cliente. Por exemplo, se tem
uma reunião no escritório do prédio da marca “X”, é o Atendimento quem vai ver
qual é a proposta. o Atendimento é a “cara” da Agência. O Atendimento
também é responsável por pegar o Brief do cliente e levar para dentro da
Agência para ser analisado, e a seguir, envia-lo para o Planejamento.
O que foi apresentado aqui,
é o básico de uma Agência Publicitária. Existem outros setores, como, o
Financeiro, o Administrativo, a Recepção, o setor da limpeza... Mas esses
setores, são comuns à organização administrativa de qualquer empresa e não são característica do modelo da agência, por isso basta citá-los afim de não fugir do objetivo da matéria. Quando todos esses setores
trabalham juntos, tem-se uma ótima e eficaz, Agência
Publicitária, um lugar dinâmico e objetivo, que faz qualquer visita se sentir em casa.
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As fotos 2 e 3 dessa página são da sede da REF Comunicação em SP, que tivemos a oportunidade de visitar no início do semestre |