O que é
Marketing?
Se você pensa que Marketing é: propaganda,
vendas, folhetos, mídia, publicidade, mágica etc, TIRA ISSO DA SUA CABEÇA, JÁ!
Essas são apenas algumas ferramentas que o marketing usa para seu benefício,
entre muitas outras.
Publicidade, Propaganda e Marketing são
áreas que trabalham juntas, mas NÃO são as mesmas coisas. As Agências
Publicitárias inclusive, não costumam possuir um setor específico de Marketing.
Essa é uma área na qual antes mesmo do cliente passar um brief para a agência, um estudo completo e complexo é desenvolvido
pelo pessoal de marketing do cliente. No entanto, é relativamente necessário
que a fatia de profissionais da agencia que lida com Briefings e que realiza o contato com o cliente, tenha um mínimo
aprofundado de conhecimento da área para que haja uma otimização do trabalho e
que a campanha seja executada de forma mais eficiente e prática.
Marketing são tarefas com o propósito de
satisfazer o cliente, estratégias que tragam e mantenham os clientes por mais
tempo, estratégias que melhorem seus produtos, empresa, e a relação entre o
cliente e a empresa.
''Marketing é a intenção de entender e atender o mercado''
(Raimar)
''Função organizacional e um conjunto de processos que
envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem
como a administração do relacionamento com eles''. (American Marketing
Association)
''Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem
por objetivo facilitar e consumar relações de troca''. (Kotler)
O
Marketeiro
Uma vez que Publicidade é
diferente de Marketing, o Publicitário obviamente desenvolve um papel diferente
do Marketeiro. O marketing é uma área na qual o objetivo é mais importante do
que o meio, mas também na qual o meio interfere grandemente na velocidade e na
qualidade do resultado obtido, por isso o dentro do marketing se desenvolveram
diversos conceitos, macetes, truques e regras que usados em combinação uns com
os outros produzem resultados satisfatórios. Cabe ao profissional de marketing
escolher quais ferramentas lhe serão utilizáveis, adaptá-las nos macro e micro
ambientes em questão e aplicá-las efetivamente. Com o adquirir de experiência o
marketeiro desenvolve seus próprios conceitos e os aplica de forma ainda mais
efetiva.
O dia a dia de
um marqueteiro consiste geralmente em análises de dados, muitos gráficos e
números assim como uma grande variedade de ideias. Um profissional de marketing
deve possuir uma mente aberta e flexível para se adaptar as diversas situações
imprevisíveis nas quais vai se encontrar, ele é aquela pessoa que sempre estará
2 ou 3 passos na frente de todos e sempre chegará na conclusão mais inesperada,
ele é aquele que pensa fora da caixa.
O vídeo abaixo deve lhe dar uma boa noção do dia de um marketeiro: