Como assim Marketing?

O que é Marketing?

Se você pensa que Marketing é: propaganda, vendas, folhetos, mídia, publicidade, mágica etc, TIRA ISSO DA SUA CABEÇA, JÁ! Essas são apenas algumas ferramentas que o marketing usa para seu benefício, entre muitas outras.
Publicidade, Propaganda e Marketing são áreas que trabalham juntas, mas NÃO são as mesmas coisas. As Agências Publicitárias inclusive, não costumam possuir um setor específico de Marketing. Essa é uma área na qual antes mesmo do cliente passar um brief para a agência, um estudo completo e complexo é desenvolvido pelo pessoal de marketing do cliente. No entanto, é relativamente necessário que a fatia de profissionais da agencia que lida com Briefings e que realiza o contato com o cliente, tenha um mínimo aprofundado de conhecimento da área para que haja uma otimização do trabalho e que a campanha seja executada de forma mais eficiente e prática.
Marketing são tarefas com o propósito de satisfazer o cliente, estratégias que tragam e mantenham os clientes por mais tempo, estratégias que melhorem seus produtos, empresa, e a relação entre o cliente e a empresa. 







''Marketing é a intenção de entender e atender o mercado'' (Raimar)

 ''Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles''. (American Marketing Association)

 ''Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca''. (Kotler)



O Marketeiro

         Uma vez que Publicidade é diferente de Marketing, o Publicitário obviamente desenvolve um papel diferente do Marketeiro. O marketing é uma área na qual o objetivo é mais importante do que o meio, mas também na qual o meio interfere grandemente na velocidade e na qualidade do resultado obtido, por isso o dentro do marketing se desenvolveram diversos conceitos, macetes, truques e regras que usados em combinação uns com os outros produzem resultados satisfatórios. Cabe ao profissional de marketing escolher quais ferramentas lhe serão utilizáveis, adaptá-las nos macro e micro ambientes em questão e aplicá-las efetivamente. Com o adquirir de experiência o marketeiro desenvolve seus próprios conceitos e os aplica de forma ainda mais efetiva.
         O dia a dia de um marqueteiro consiste geralmente em análises de dados, muitos gráficos e números assim como uma grande variedade de ideias. Um profissional de marketing deve possuir uma mente aberta e flexível para se adaptar as diversas situações imprevisíveis nas quais vai se encontrar, ele é aquela pessoa que sempre estará 2 ou 3 passos na frente de todos e sempre chegará na conclusão mais inesperada, ele é aquele que pensa fora da caixa.




O vídeo abaixo deve lhe dar uma boa noção do dia de um marketeiro: